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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Curriculo

Currículo é a ligação  existente entre tecnologia e estabelece uma estreita ligação entre as mudanças ocorridas na educação. Assim, afirmamos que currículo é um conjunto de saberes associado aos conhecimentos do nosso cotidiano.
Na Educação de hoje o educador precisa conhecer as tecnologias, pois as mesmas veem enriquecer ambientes de aprendizagem, pois seu  uso na prática pedagógica leva o aluno a interagir, e auxilia-o na construção de seu conhecimento, ajuda-o a desenvolver competências e habilidades ou resolver situações problemas. Com a utilização da internet, o aluno além de realizar suas pesquisas, possibilita  aindamais a construção de seu próprio conhecimento. Portanto, é indispensável a mudança de postura do professor e da escola com relação a tecnologia educativa. Para isso, a escola precisa trabalhar um projeto pedagógico flexível e aberto para desenvolver propostas curriculares, metodologias e estratégias, produzindo novos conhecimentos de forma colaborativa, buscando aprimorar habilidades e competências, desenvolvidas através de ações e reflexões educativas. As tecnologias nos dias atuais tornou-se  essencial nas atividades escolares. O Educador precisa está aberto, está motivado, ter interesse para aprimorar-se, e, ainda, construir sua própria aprendizagem e também multiplicador de conhecimentos.  É importante assim, a sua integração as novas tecnologias e ao desenvolvimento do currículo, tendo em vista o fato de que a sociedade está em constante transformação. As novas tecnologias vieram para contribuir com o aprimoramento do professor e do aluno, através do aprender dentro e fora da sala de aula, pois, a mesma (tecnologias) tem tornando as aulas mais atraentes e significativas. Portanto, a educação precisa passar com rápidez pelo processo de mudança para integrar professor e aluno ao mundo virtual.

Possíveis mudanças e possibilidades de contribuições das tecnologias.

                      Com a inserção das tecnologias digitais, o professor vem sendo instigado e implsionado a modificar suas praticas pedagogica e passe a deixar de lado o uso do quadro negro, giz, livros e carteiras enfileiradas, levando-o a utilização de ferramentas inovadoras, em nome do valor dado ao acesso rápido e estratégico de informações, pois, as políticas sociais vêm transformando as relações de trabalho, através da inserção das tecnologias digitais, de forma significativa no cotidiano dos profissionais de todas as áreas. Com esta relação à prática pedagógica, por mais que a educação se transforme com um emprego de novas metodologias e tecnologias, o professor, através da sua postura e do seu conhecimento, é quem efetiva a utilização desse aparato tecnológico e científico. Dessa forma, redimensiona o seu papel, deixando de ser o transmissor de conhecimento para ser o estimulador. “O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante”.(Moran, 1995).

Para mim, essa grande mudança começa com o professor. Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal. (Pedro Demo)